1. O que é uma tomada inteligente?

É uma tomada múltipla que permite eliminar o consumo de energia de equipamentos elétricos e eletrónicos em modo stand by (modo de espera ou suspensão).

2. Como funciona uma tomada inteligente?

Ligue o equipamento principal e os equipamentos secundários aos respetivos pontos de entrada da tomada inteligente. Sempre que o equipamento principal é colocado em stand by, a tomada inteligente desliga automaticamente todos os equipamentos e elimina o consumo em stand by.

3. Quais são as vantagens de uma tomada inteligente?

Mantendo os seus hábitos e sem esforços adicionais, consegue poupar energia elétrica com uma simples instalação de uma tomada, através da redução de consumos em stand by.

4. Vou utilizar pela primeira vez a minha tomada inteligente, como devo proceder?

A sua tomada inteligente vem acompanhada de instruções que o vão orientar na sua primeira utilização.
Na primeira utilização da tomada (exemplo TV como equipamento principal) é necessário executar os seguintes passos:

1. Ligue a TV ou Box ao ponto de entrada principal e de seguida ligue a tomada à corrente elétrica.

2. Desligue a TV ou Box com o respetivo comando de forma a colocá-la em stand by. Pressione o botão de aprendizagem (learning) da tomada durante 5 segundos, até o indicador LED começar a piscar. Largue o botão para que a tomada fique no modo de aprendizagem. Se a operação tiver sido concluída com sucesso, o LED indicador piscará rapidamente.

3. Desligue a energia e ligue os restantes equipamentos aos pontos de entrada secundários da tomada.

4. Controlo inteligente: ao ligar/desligar o equipamento principal, todos os outros equipamentos ligados nas tomadas secundárias serão ligados/desligados automaticamente.

5. Se o equipamento não liga/desliga como previsto: repetir ação de aprendizagem indicada no ponto 2.

Nota:
a) Certifique-se que o equipamento principal está ligado na entrada principal da tomada e está em stand by, antes de proceder à primeira utilização
b) A entrada principal mantém o stand by sempre ativo.
c) Apenas haverá ligação para todos os equipamentos secundários, se existir ligação para o aparelho principal.
d) Esta tomada deverá ser utilizada apenas no interior da sua habitação e instalada em locais com boa ventilação, longe de fontes de altas temperaturas. Evite locais com luz solar forte, com chuva ou humidade excessiva.

Poderá ocorrer alguma destas situações na 1ª utilização:
1. O equipamento inserido na entrada principal está desligado e os equipamentos secundários não se deligam automaticamente.
2. O equipamento principal está ligado e os equipamentos secundários ligam-se e desligam-se com frequência.


Se alguma destas situações ocorrer, repita o processo de aprendizagem, uma vez que a configuração inicial pode não estar adequada aos equipamentos ligados. A eventual existência de diferentes potências de stand by causadas pela forma como os equipamentos são desligados (p.e. quando uma TV é desligada no comando ou no interruptor manual). Certifique-se que desliga o aparelho sempre da mesma forma, como indicado acima.

5. Quais são as características técnicas da tomada inteligente?

A tomada inteligente apresenta as seguintes características técnicas:

Tomadas: 1 principal e 4 secundárias
Comprimento do cabo: 1m
Proteção para crianças: Sim
Tensão de funcionamento: 220-240V~/50Hz
Potência máxima em standby da tomada master no modo de aprendizagem: 50W
Potência da carga máxima para a tomada master: 500W
Consumo de energia em standby: < 0,25W Potência total: 2300W

6. Qual é a garantia da tomada inteligente?

O equipamento tem uma garantia contra defeitos de fabrico, por um prazo de dois anos, a contar da data de entrega. Caso a tomada inteligente apresente algum defeito de fabrico e necessite de ser substituída, deverá contactar a nossa linha de apoio.
A garantia prestada abrange apenas anomalias que resultem de defeitos de fabrico. Anomalias que resultem da má utilização da tomada não estão cobertas pela garantia.

7. Posso ligar a box da minha televisão à tomada inteligente?

Sim, pode ligar a box à tomada inteligente.

8. Quem pode aderir à oferta?

A oferta destina-se a todos os consumidores domésticos de energia elétrica, independentemente do seu comercializador de energia, em Portugal Continental.

9. Como posso aderir à oferta?

Pode aderir à oferta efetuando o seu pedido online. Confirme a disponibilidade de tomadas no seu distrito de residência e preencha o formulário online.

10. Cada beneficiário pode solicitar mais do que uma tomada inteligente?

Cada beneficiário pode apenas efetuar uma encomenda por residência. Apenas será permitida a entrega de uma tomada inteligente por residência.

11. Quando faço a minha encomenda recebo alguma confirmação?

Ao efetuar a encomenda recebe um email de confirmação de que a encomenda foi efetuada com sucesso.

12. Como é feita a entrega da minha tomada inteligente?

A entrega é feita através de CTT Expresso na morada indicada pelo beneficiário.

13. O que é o PPEC?

O PPEC, Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, é um plano promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), e tem como objetivo apoiar financeiramente iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de eletricidade pelos consumidores.
Por ser uma campanha PPEC existe um número limitado de ofertas, que se pretende que chegue ao maior número de beneficiários possíveis. Assim, construiu-se uma tabela com uma distribuição equitativa de tomadas inteligentes (ver termos e condições da campanha).

14. Como devo proceder se a tomada que recebi tiver algum problema?

Caso detete alguma anomalia ou avaria na tomada recebida, que impeça o seu correto funcionamento, poderá efetuar a sua devolução numa das lojas EDP.
Para efetuar a devolução, basta dirigir-se a uma das lojas EDP aderentes (consulte aqui as lojas EDP em que poderá efetuar a devolução) e entregar o equipamento devidamente acondicionado na sua caixa de origem.
 A EDP assegurará o envio de uma nova tomada, através do fornecedor do equipamento, tão breve quanto possível para o nome e morada que constam do pedido original.

Iniciativa no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Oferta total limitada a 80.000 unidades sujeito a rateio por distrito.